quinta-feira, 29 de março de 2012

Ovos cozidos em urina são populares em cidade chinesa

DONGYANG, China, 29 Mar (Reuters) - É final de tarde na cidade de Dongyang, no leste da China, e os pais ansiosos buscam seus filhos após um dia agitado na escola primária. Mas é apenas o começo de uma hora movimentada para dezenas de vendedores de ovos em toda a cidade, na província litorânea de Zhejiang, que se preparam para fazer um lanche único e adorado pelos moradores locais. Bacias e baldes de urina de meninos são coletados dos sanitários das escolas primárias. Trata-se do ingrediente chave na fabricação dos "ovos de meninos virgens", uma tradição local de molhar e cozinhar os ovos na urina dos meninos, de preferência com idade inferior a 10 anos.
Não há nenhuma boa explicação para o fato de precisar ser a urina dos meninos, apenas tem sido assim há séculos. O cheiro desses ovos que estão sendo cozidos em panelas de urina é inconfundível para pessoas que passam pelos muitos ambulantes que vendem a iguaria em Dongyang, alegando que tem propriedades notáveis para a saúde. "Se você comer isso, você não vai pegar uma insolação. Esses ovos cozidos na urina são deliciosos", disse Ge Yaohua, de 51 anos, dono de uma das mais populares barracas de venda de "ovos de meninos virgens". "Eles são bons para sua saúde. Nossa família come os ovos em cada refeição. Em Dongyang, toda família gosta de comê-los." Leva quase um dia inteiro para fazer esses ovos exclusivos, a começar por imergir e, em seguida, ferver ovos crus em um pote de urina. Depois disso, as cascas dos ovos cozidos são rachadas e eles continuam borbulhando na urina por horas. Os vendedores precisam continuar derramando urina no pote e controlar o fogo para evitar que os ovos fiquem superaquecidos e cozidos demais. Ge disse que faz a iguaria, popular devido ao sabor fresco e salgado, há mais de 20 anos. Cada ovo é vendido por 1,50 iuan (0,24 centavos de dólar), um pouco mais que o dobro do preço dos ovos regulares, que ele também vende. Muitos moradores de Dongyang, jovens e velhos, disseram que acreditavam na tradição transmitida pelos seus antepassados de que os ovos reduzem o calor do corpo, promovem melhor circulação sanguínea e, no geral, revigoram o corpo. "Ao comer os ovos, não teremos qualquer dor em nossas cinturas, pernas e articulações. Além disso, você terá mais energia quando você trabalhar", disse Li Yangzhen, de 59 anos, que comprou 20 ovos de Ge. Os ovos não são comprados somente em barracas de rua. Os moradores locais também recolhem pessoalmente a urina dos meninos das escolas próximas para cozinhar a iguaria em suas casas. A popularidade do produto levou o governo local a listar os "ovos de meninos virgens" como patrimônio cultural intangível. Mas nem todo mundo é fã. Médicos especialistas chineses deram opiniões contraditórias sobre os benefícios para a saúde, com alguns alertando sobre as questões sanitárias que envolvem o uso de urina para cozinhar os ovos. Alguns moradores também disseram que odiavam os ovos. "Temos essa tradição em Dongyang de que esses ovos são bons para nossa saúde e que ajudariam a prevenir coisas como a obtenção de um resfriado", disse Wang Junxing, de 38 anos. "Eu não acredito em tudo, então eu não os como."

10 pesquisa estranhas

10 pesquisas inusitadas 27 de março de 2012 | Categoria: Bizarro | Por: Thales Azamor
É difícil acreditar, mas é verdade! De acordo com um estudo da Universidade do Arkansas dos EUA, ficamos mais conservadores quando bebemos. Pesquisadores alegam que quanto mais alto o nível de álcool no sangue dos voluntários, mais conservadoras eram as opiniões deles em relação a sexo, educação e posicionamento político. O que explica esse fato estranho é: quando um indivíduo bebe o raciocínio fica prejudicado, seria os pesquisadores chamam de “pensamento de pouco esforço”.
Cientistas do Instituto Max Planck alemão, liderada pelo espanhol Luis Álvarez, descobriram que os espermatozóides são capazes de realizar cálculos complexos, igual a muitas outras células que fazem dezenas de cálculos. Porém esse fenômeno foi observado unicamente nos espermatozóides de várias espécies marítimas. Álvarez explicou que o mecanismo que movimenta a cauda do espermatozóide foi conservado ao longo da evolução e está em diferentes tipos de células do corpo humano. As pesquisas para novas descobertas prosseguem.
Pesquisas feitas na Universidade de Oxford comprovam que um medicamento chamado Propanolol, que é usado para controlar a frequência cardíaca, pode ter efeitos sobre o racismo inconsciente. Sylvia Terbeck, responsável pela pesquisa, acredita que a descoberta pode ser explicada pelo fato do racismo ser proveniente do medo. Além de o medicamento atuar no sistema nervoso também afeta a parte do cérebro envolvida no medo e nas respostas emocionais. Foram 18 voluntários divididos em dois grupos, em ambos os voluntários responderam a um teste de associação implícita, que era para associar palavras e imagens. Somente um grupo foi medicado com o Propanolol. Os que receberam doses do remédio tiveram mais facilidade de associar palavras positivas com imagens negras e apresentaram menores pontuações me testes psicológicos de racismo.
Uma pesquisa realizada no Texas, nos EUA, abordou 300 homens e mulheres em um parque de diversões antes e depois de andarem na montanha-russa. O teste era simplesmente olhar uma foto do sexo oposto e dizer o quão atraente era essa pessoa. Alguns acabavam também avaliando o sex appeal da pessoa que iria ou tinha andado no brinquedo ao lado. De acordo com os pesquisadores os indivíduos que saiam da montanha russa ficavam “mais facinho”. O estudo aponta para uma teoria chamada de transferência de excitação, ou seja, a ideia de que resíduos da empolgação causada por um estímulo amplificam a empolgação causada por um outro estímulo que vem logo em seguida.
Pesquisadores elaboram a fórmula que diz quando tempo um casal famoso ficará junto. P representa o número de vezes que os dois já foram casados antes; Ab a idade dele; Ag a idade dela; Gb = o número de resultados para o nome dele no Google, em milhões; Gg o número de resultados para o nome dela no Google, em milhões; S = nas primeiras 5 fotos que aparecem quando você joga o nome dela no Google, em quantas ela está vestida sensualmente; D quantos meses eles se conheciam antes do casamento e T para descobrir as chances de o casamento durar 1 ano. Se for 1 ano colocar 1, se tiver chances de durar 5 anos, colocar 5 e assim por diante.
Parece até piada, mas não é. Um estudo das universidades da Califórnia (EUA) e de Toronto (Canadá), com mais de mil voluntários, chegou concluiu que as pessoas que têm grande poder aquisitivo tendem a mentir, trapacear, passar a perna nos colegas de trabalho, fazer barbeiragens no trânsito e, pasmem, roubar doces de crianças com mais frequência do que os pobres. Em um dos testes, pessoas mais ricas pegaram duas vezes mais doces de um pote do que os pobres, mesmo sabendo que os doces eram para crianças. Já em outro teste, metade dos motoristas de carros mais caros ignoraram pedestres que aguardavam para atravessar a faixa. Nenhum dos que dirigiam carros velhos fizeram isso. A explicação dos pesquisadores é que as pessoas de classes superiores são mais focadas no próprio benefício, mais gananciosas e tendem a achar que estão acima de certas leis.
Segundo uma pesquisadora canadense, Joan Lee, o uso frequente de mensagens de texto empobrece o vocabulário e faz com que as pessoas sejam menos receptivas às novas palavras. O estudo que foi realizado na Universidade Calgary no Canadá também aponta que as pessoas que lêem livros, revistas e jornais são mais receptivas às mesmas palavras novas. A pesquisa analisou hábitos de leitura de estudantes universitários, incluindo também mensagens de texto, e apresentou aos estudantes palavras reais e fictícias.
Alguns estudos feitos com atletas revelaram que usar roupas frescas ajuda a diminuir o ritmo em que temperatura corporal aumenta, que faz com que adie a fatiga, melhore o desempenho e torne o exercício menos penoso. De acordo com pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Stanford, o simples ato de carregar uma garrafa térmica gelada pode causar o mesmo efeito nas pessoas acima do peso. O estudo foi feito com mulheres obesas de 30 e 45 anos e sem outros problemas de saúde. Foram três meses de pesquisa onde elas participaram de três sessões de exercícios por semana. Durante as atividades físicas elas seguravam garrafas térmicas. Em um grupo as garrafas tinham água gelada, já no outro, a água estava na temperatura ambiente. Aquelas que carregavam garrafas com água gelada tiveram uma taxa de frequência melhor do que do outro grupo e também progrediram mais em sua atividade aeróbica, foram 98% contra 80%. O mais impressionante é terem perdido mais medidas na cintura.
O “mal de altura” acontece com milhões de pessoas saudáveis quando sobem rápido demais grandes altitudes, é como se fosse uma ressaca forte. Um estudo feito nos EUA na Universidade de Stanford, na Califórnia descobriu que o antiinflamatório ibuprofeno é eficaz contra esse mal. Os sintomas são dores de cabeça, fadiga, enjoo, náuseas, perda de apetite e vômitos. Alguns especialistas especulam que a falta de oxigênio aumenta o volume de líquido no cérebro, causando inflamação, que pode diminuir quando o medicamento é tomado.
Em uma instituição de combate ao câncer, Moffitt Cancer Center, nos Estados Unidos, foi feita uma pesquisa que concluiu que depois de passar por situações emocionalmente desgastantes, o cigarro pode ajudar o fumante a resgatar o autocontrole. Os cientistas queriam ver com esse estudo até que ponto o tabaco afetaria o autocontrole dos fumantes e também ajudar na busca de soluções para o vício, isso tudo com alternativas menos agressivas ao organismo que proporcionam a mesma sensação de calma. Participaram 132 dependentes do cigarro. Na primeira parte, todos eles assistiram a um vídeo bastante emocional de danos ambientais. Um grupo mostrou reações naturais diante das imagens já outros se abalaram. Após isso metade pode fumar um cigarro e tiveram q realizar uma tarefa que exigia mais calma. Os pesquisadores concluíram que o cigarro melhorou o autocontrole de quem fumou e também, em parte, também proporcionou a eles um humor melhor.

10 locais must-see na Alemanha

Oá pessoal! Resolvi reunir em um post, uma lista dos lugares que ninguém pode deixar de visitar ao vir para a Alemanha. Esses lugares já foram visitados por mim, e achei sensacionais! Confiram 1. Portão de Brandemburgo – Berlim
Como já havia contado na minha série de posts sobre Berlim, o Portão de Brandemburgo é o primeiro destino para quem passar por Berlim. Localizado na avenida Unter den Linden, é o portão mais importante que remanesceu dos diversos que existiam ao longo do Muro de Berlim. Fica localizado no centro da capital e outros diversos pontos turísticos da cidade ficam perto dele. 2. A Catedral Kölner Dom – Colônia
Já contei para vocês em um post o que a Catedral de Colônia representa para a Alemanha, e sua arquitetura gótica e sua altura tornam ela o ponto turístico mais visitado anualmente por aqui. Já foi palco de diversas reformas e mesmo assim foi uma das catedrais mais belas que já tive a oportunidade de conhecer. É o cartão postal de Colônia, e fica localizada ao lado da principal estação de trens da cidade. 3. O Hamburger Halfen – Hamburgo
cidade de Hamburgo que é banhada pelo Rio Elba possui diversas paisagens magníficas em seu Halfen (Porto). Chamado de “passagem para o mundo”, é o maior porto alemão e o segundo mais movimentado da Europa, perdendo apenas para o de Rotterdam. Está entre os quinze maiores portos do mundo e estimativas mostram que ele poderá passar no futuro o Porto de Rotterdam em produtividade. 4. A cervejaria Hofbräuhaus – Munique
A cervejaria mais famosa do mundo é a Hofbräuhaus que fica localizada na Hofbräuhaus am Platzl em Munique. É controlada pelo governo da Baviera e lá podem-se consumir pratos típicos alemães e uma das melhores cervejas disponíveis à venda na Alemanha. É lá que foi criada a frase “eins, zwei, g’suffa!”, que significa “um, dois, nós bebemos”, no dialeto alemão da Baviera 5. Palácio de Sanssouci – Potsdam
Esse palácio que é considerado Patrimônio Mundial da Unesco fica localizado na cidade histórica de Potsdam, sede de uma das maiores conferências da história, a pós-Segunda Guerra Mundial. Potsdam fica a alguns quilômetros de Berlim, e vale a pena a visita em um bate-volta de trem no mesmo dia. Pode ser acessada principalmente por trens saindo da principal estação central de Berli 6. Os arranha-céus de Frankfurt – Frankfurt
Frankfurt é conhecida por ser o centro financeiro e de transportes da Alemanha além de ser o maior centro financeiro da Europa continental. É a sede do Banco Central Europeu e também onde fica localizada uma das bolsas de valores mais famosas do mundo. Vale lembrar que é a cidade natal de personalidades como Goethe e Anne Frank. Frankfurt possui um dos aeroportos mais movimentados do mundo e que é a principal porta de entrada na Alemanha e sede da maior cia aérea alemã, a Lufthansa. Apesar de ser uma cidade importante, não chega a ter tantos pontos turísticos para se visitar, com excessão do seu centro financeiro, que possui este belíssimo conjunto de prédios. 7 A fábrica da Mercedes-Benz – Stuttgart
A próspera cidade Stuttgart é a sede de uma das maiores montadoras de carro do mundo, a Mercedes-Benz. Para os fãs automobilísticos, esse museu é incrível. Foi aberto ao público apenas em 2006, e recebe hoje em dia cerca de 1 milhão de visitantes por ano que podem andar ao longo de sua exibição de 160 carros. 8 O estádio de futebol Signal Iduna Park – Dortmund
O Signal Iduna Park é a casa do time Borussia Dortmund, local interessante para os fãs de futebol. É o maior estádio de futebol da Alemanha, com cerca de 80.000 espectadores por partida. Além de ser o maior da Alemanha, é o oitavo maior estádio da Europa, e apesar do Bayern de Munique ser o time de futebol mais lembrado em terras estrangeiras, o Borussia Dortmund (BVB) esta também entre os maiores times da Bundesliga (Campeonato Alemão). 9 Castelo de Neuschwanstein – Füssen
Coisa que pouca gente sabe é que Neuschwanstein é o castelo que influenciou a arquitetura do Castelo da Bela Adormecida nos estúdios da Disney. Esse que é um dos maiores destinos para o turismo europeu e considerado por muitos, o cartão postal mais bonito da Alemanha, é o local mais fotografado em todo território alemão. 10 O centro histórico de Dresden – Dresden
Dresden que foi praticamente destruída durante os bombardeios da Segunda Guerra Mundial, foi uma das poucas cidades que se revitalizou com o estilo de arquitetura antigo. O centro histórico abriga prédios reformados mas ainda com um toque antigo, o que torna a cidade muito atraente e a diferencia das demais cidades alemãs.

As 10 drogas mais perigosas do mundo

29 de março de 2012 | Categoria: Miscelânea | Por: Thales Azamor Uma pesquisa do Comitê Científico Independente para Drogas da Grã-Bretanha, classificou numa escola de 0 a 100, o nível de periculosidade das drogas mais comuns. O estudo levou em consideração os danos para o usuário como mortes causadas direta ou indiretamente pelas drogas, além de dependência e perda de relacionamentos. Os danos para os demais incluem criminalidade, dano ambiental, conflitos familiares, danos internacionais, custos econômicos e prejuízos à coesão comunitária. Confira as dez mais perigosas: Álcool: 72 pontos de 100 Heroína: 55 Crack: 54 Metanfetaminas: 33 Cocaína: 27 Tabaco: 26 Anfetaminas: 23 Maconha: 20 Benzodiazepínicos: 15 Ketamina: 15 Fonte: Comitê Científico Independente para Drogas da Grã-Bretanha - A pior droga sempre vai ser a programação da TV de domingo.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Viver sem Glúten: Um livro Fantástico! Dra. Gisela Savioli

Viver sem Glúten: Um livro Fantástico! Dra. Gisela Savioli: TUDO POSSO, MAS NEM TUDO ME CONVÉM" O livro Tudo posso, mas nem tudo me convém alerta que vivemos numa sociedade “obesogênica”, onde dive...

Rotary recebe Conselho das Comunidades Negras

Produzido pela SECOM 21/03/12 2 x Membros do Conselho Municipal de Comunidades Negras e Indígenas foram recebidos por integrantes do Rotary de Feira- Leste, nesta quarta-feira (21), data em que se comemora o Dia Internacional de Combate a Discriminação Racial. Na oportunidade, a presidente do conselho, Lourdes Santana, foi empossada como membro da instituição. “Foi muito interessante a participação do conselho nesta reunião do Rotary. Isto representa um avanço muito grande”, afirmou Lourdes Santana. A presidente do conselho ressaltou a importância da existência do Conselho das Comunidades Negras e Indígenas para a cidade de Feira de Santana, em especial na elaboração do Plano de Igualdade Racial do município. Ela lembrou ainda que Feira de Santana já está pactuada em nível federal ao Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial. O presidente em exercício do Rotary Feira – Leste, José Lima de Menezes, destacou a missão da instituição na promoção do homem e igualdade entre as pessoas. “Estamos muito felizes com a visita de representantes do Conselho, porque somos uma escola de promoção humana, o que significa antes de tudo reconhecer que um possui o status dignitatis, oriundo do fato de ser uma pessoa e como tal insubstituível”, pontuou. Monumento Maçônico na Getúlio Vargas Feira de Santana vai ganhar mais um ponto para visitação turística. Um onumento maçônico será construído no cruzamento entre a avenida Getúlio Vargas e a rua Castro Alves. A construção do equipamento contará com apoio da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp). Nesta quarta-feira (21), veneráveis de Lojas Maçônicas de Feira de Santana foram recebidos pelo prefeito Tarcízio Pimenta para discutir detalhes da execução das obras. O projeto previa a construção do monumento na avenida Olimpio Vital, mas, como destaca o prefeito Tarcízio Pimenta, houve a necessidade de relocação tendo em vista questões ambientais. “Para construirmos esse monumento na Olímpio Vital seria preciso realizar a retirada de árvores da área. Então, para evitar desgastes ao meio ambiente, pensamos em executar o projeto em outra área, que ofereça maior visibilidade”, explica. De acordo com o secretário municipal Alexandre Monteiro, a Sesp ficará responsável pela parte estrutural do projeto de construção do monumento. “Vamos começar nos próximos dias o trabalho, com isolamento da área e parte estrutural para execução da obra. A área será contemplada com um bosque de Acácias, que, para a Maçonaria tem um significado muito importante, representa resistência”, afirma. O coordenador do Conselho de Veneráveis de Feira de Santana e venerável da Loja Maçônica 16 de Junho, Marcos Antonio de São Pedro, aprovou a escolha da nova área e agradeceu o apoio. “A construção do monumento maçônico é um sonho de mais de 20 anos. Estamos muito satisfeitos e felizes. O monumento será mais um ponto de visitação para os feirenses e turistas”, destaca. A reunião contou com as presenças dos secretários municipais Jairo Carneiro Filho (Administração), José Marcone de Souza (Planejamento) e vereadores Ailton Araújo e Alcione Cedraz.

Disponibilizado cartão de convocação do concurso

Produzido pela SECOM 21/03/12 3 O cartão de convocação para o concurso da Prefeitura de Feira de Santana, que acontece neste domingo (25), está disponível exclusivamente no endereço eletrônico da Uefs, no link Prosel. Ao digitar o número do CPF, o candidato será informado sobre o local de prova, número de inscrição, cargo que pretende ocupar e horário de abertura dos portões, além dos materiais e documentos necessários. As provas vão acontecer em 35 locais de prova diferentes, a exemplo da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Escolas Estaduais Polivalente e Diva Portela (da Polícia Militar), além das Escolas Municipais Jonathas Telles de Carvalho e Monteiro Lobato. A Escola Municipal Helena Assis Suzart, localizada na rua Visconde do Mauá, 439, bairro Estação Nova, também vai sediar as provas. Os portões vão abrir às 7h15 e fecham às 7h50, enquanto as provas começam às 8 horas. A coordenadora de Seleção e Admissão da Uefs, Lílian Carla Lopes Wanderley, lembra aos candidatos que é obrigatória a apresentação do documento de identificação (com foto), original, utilizado na inscrição, como Carteira de Identidade, Cédulas de Identidade fornecidas por Ordens ou Conselhos de Classe. Também serão aceitas a Carteira de Trabalho e Previdência Social (modelo novo), bem como a Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia). Quanto aos materiais, Lílian informa que os candidatos devem levar caneta esferográfica azul ou preta com corpo transparente, lápis e borracha. “Durante a realização da prova, é terminantemente proibido portar celulares, calculadoras, relógios digitais e equipamentos similares”, ressalta a coordenadora, completando que “os preparativos estão tranquilos. Vamos apenas chamar mais fiscais reservas e, no sábado pela manhã, organizar as coordenações”. Seminário sobre violência as escolas nesta quinta Situações de violência nas escolas e sua prevenção constituem nos dias atuais um tema recorrente que aflige professores, diretores e pais. Para tratar do assunto, profissionais da área de educação participam nesta quinta-feira (22) do II Seminário Provesc – Construindo a Paz nas Escolas. O evento acontece durante todo o dia, no auditório do Cuca, a partir das 8h. O Provesc é o Projeto Violência nas Escolas, iniciativa da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), através do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Violência e Saúde (NIEVS). Vinte e cinco escolas da Rede Municipal de Ensino vão participar do evento que terá a participação de gestores, professores, coordenadores pedagógicos e estudantes que vão representar o quadro de alunos. Essas unidades de ensino foram escolhidas a partir de diagnóstico realizado pela Secretaria Municipal de Educação para participar do Projeto Violência nas Escolas. O Provesc conta com a participação das secretarias municipais de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (SEPREV), de Educação e de Saúde, além da Polícia Militar. Durante o seminário de amanhã, os profissionais e alunos vão refletir sobre as possibilidades de estratégias de enfrentamento da violência nas escolas municipais de Feira de Santana.

Seminário discute saúde do trabalhador

Ações em saúde do trabalhador a serem desenvolvidas no nível local de saúde estão sendo discutidas nesta quarta-feira (21), no I Seminário de Saúde do Trabalhador na Atenção Básica. O evento é voltado aos enfermeiros e médicos que atuam nas Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Feira de Santana. De acordo com a enfermeira referência em Saúde do Trabalhador, Alcione Assunção, a realização do Seminário contribui para o fortalecimento do fluxo de atendimento. “O evento foi idealizado com o intuito de qualificar os profissionais, sobretudo na conduta do atendimento aos pacientes que sofreram acidente de trabalho. Tanto os médicos quanto os enfermeiros devem estar preparados para atender e orientar este público específico”, ressalta. Promovido pela Atenção Básica, o Seminário conta com o apoio da equipe multidisciplinar do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, responsável pela abordagem do assunto. Pela manhã, os médicos acompanharam a apresentação das palestras “O que é Cerest?”, proferida pela assistente social Juliana Rios; “O que é saúde do trabalhador?”, apresentada pela psicóloga Daniela Magalhães; “Acidente de Trabalho”, pelo enfermeiro Raimundo Mozart; e “LER/DORT”, pelos fisioterapeutas Débora Macedo e Sócrates Cordeiro. Durante as apresentações, foi destacado ainda o papel do Ministério da Previdência e Assistência Social (MPAS) e do Sistema Único de Saúde (SUS) na Saúde do Trabalhador. As atribuições dos agentes comunitários de saúde, auxiliares de enfermagem, enfermeiros e médicos, no processo de promoção e reabilitação da saúde do trabalhador, também foram pontuadas. Para os profissionais, o evento consistiu num momento adequado para esclarecimentos, como considerou o médico Maurício Ferreira, que atua na USF do distrito de Maria Quitéria. “Há muito tempo que as demandas trabalhistas vêm aumentando nas unidades de saúde. Com este seminário, estamos assimilando informações atualizadas acerca do assunto, para melhor atender e instruir os pacientes acidentados”, avaliou. O Seminário prossegue pela tarde, reunindo os enfermeiros das USF e UBS. Comissão para acompanhar montagem de estruturas A montagem das estruturas dos camarotes do Circuito Maneca Ferreira para a Micareta 2012, que acontece de 19 a 22 de abril, será acompanhada por uma das comissões da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI). Os membros da comissão estiveram reunidos nesta terça-feira (20), no Museu de Arte Contemporânea (MAC). Durante o encontro foi discutida a formulação do cronograma de montagem de camarotes, arquibancadas e demais equipamentos dos circuitos da festa e, ainda, as solicitações que serão encaminhadas às empresas, como projetos e prazos para entrega dos equipamentos. De acordo com o coordenador da comissão, Romero Nery, representante da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, o trabalho visa garantir a segurança dos foliões. “Esta reunião é a primeira para definição dos passos do trabalho da comissão que tem como função acompanhar a montagem das estruturas visando garantir a segurança do público da festa”, explica. As comissões são compostas por representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano; Esporte, Cultura e Lazer; Saúde; e Meio Ambiente; COMDEC (Comissão Municipal de Defesa Civil); Superintendência Municipal de Trânsito (SMT); PROCON; 2º Grupamento de Bombeiro Militar e Inspetoria Regional do CREA. Eles são responsáveis pela inspeção de blocos, restaurantes, hotéis, motéis e comércio informal. Reunião do CMT nesta quinta O Conselho Municipal de Transporte (CMT) realizará uma reunião na manhã desta quinta-feira (22), a partir das 9h, na sede da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). Por conta do encontro, o atendimento no órgão estará suspenso, retornando normalmente na sexta-feira (23). Durante a reunião será apresentado o calendário de vistorias de todos os modais de transporte do município. A pauta também inclui a discussão de estratégias para revitalização dos terminais de transbordo, apresentação de planejamento estratégico para controle

Credenciamento da imprensa para Micareta

Produzido pela SECOM 21/03/12 5 Os profissionais de comunicação interessados em participar da cobertura da Micareta 2012 podem realizar o credenciamento entre esta quarta-feira (21) e o dia 5 de abril, na Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom). O cadastro garante o acesso da imprensa a um espaço reservado na festa, que acontece entre os dias 19 e 22 de abril. As pessoas interessadas em se cadastrar podem se dirigir à Secom das 7h30 às 13h30, situada no Paço Municipal Maria Quitéria. É necessário apresentar os seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF, uma foto 3 x 4 e o nome da empresa, além do registro na Delegacia Regional do Trabalho (DRT). As exigências são válidas para jornalistas, radialistas e profissionais que trabalham em sites e blogs. Segundo o secretário de Comunicação Social, Fabrício Almeida, os profissionais devem ter pelo menos três anos de atuação. “Após a entrega dos documentos, vamos analisar as solicitações para fazer os crachás e entregá-los”, disse. Já os fotógrafos, informa o diretor do Departamento de Fotografia da Secom, Antônio Carlos Magalhães, precisam ser afiliados ao Sindicato dos Fotógrafos Profissionais de Feira de Santana (Sindfofs) e solicitar o credenciamento ao sindicato. No entanto, isto não impede a apresentação dos documentos requeridos. Mais informações através do telefone (75) 3602-4585. Mais uma Micareta para o povo A campanha publicitária da Micareta 2012 e as novidades da festa momesca, que vai alegrar o folião de 19 a 22 de abril, foram divulgadas na noite desta terça-feira (20), no Teatro Municipal Margarida Ribeiro. Artistas feirenses, autoridades municipais, comunidade em geral, além de representantes da imprensa e dos mais diversos segmentos da sociedade compareceram ao local para prestigiar o lançamento da festa, que este ano completa 75 anos. A Micareta este ano vai homenagear Oscar Marques, um dos criadores da festa. As presenças dos cantores Ninha (da Trem de Pouso), Buck Jones (ex- Banda Mel), Dionorina, Maryzélia, entre outros artistas da cidade, deram um astral ainda mais positivo ao evento, que contou com a animação do grupo Charanga da Folia. As atrações contratadas pela Prefeitura foram destacadas pelo secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Euclides Artur Andrade, que relembrou os passos dados pelo Governo Municipal para inovar e resgatar a Micareta para o povo. “Sabíamos que era preciso buscar esse resgate, trazer a festa para o folião pipoca e trabalhamos neste sentido nos últimos três anos, contratando grandes atrações. Para aprimorar e fortalecer a Micareta deste ano começamos a discuti-la logo após o término da edição anterior e anunciamos as atrações com maior antecedência”, afirma. Euclides Artur destacou a presença de grandes artistas na Micareta 2012. “Teremos Chiclete com Banana, Ivete Sangalo, Netinho, Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Negra Cor, Magary Lord, dentre outros. Tudo está sendo feito para realizarmos uma festa ainda mais brilhante”, ressaltou. O prefeito Tarcízio Pimenta reafirmou o compromisso de que 70% dos artistas contratados pelo Governo Municipal serão de Feira de Santana e considerou que o êxito da festa depende de um conjunto de ações. “Quando levamos as famílias para o circuito pensamos em oferecer toda a estrutura necessária, com segurança e serviços de saúde, por exemplo. O sucesso não depende apenas de grandes atrações, mas sim das ações que são tomadas coletivamente. Acredito que essa será uma grande Micareta, vamos manter o brilho da festa e garantir que o folião brinque sem cordas”, afirmou. Para o cantor Ninha, que completa 20 anos de Micareta este ano, a festa está tomando novos rumos e sendo cada vez mais valorizada. “São duas décadas me apresentando na Micareta de Feira de Santana. Fico feliz em perceber que a festa tem passado por inovações, ganhando um novo direcionamento, agora mais voltado ao folião pipoca. Parabenizo o prefeito Tarcízio Pimenta pela iniciativa e já estou quase me considerando um cidadão feirense. O coração está dividido, sou metade feirense, metade soteropolitano”, descontraiu.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Skol lança ovo de Páscoa com cerveja para presentear fãs

Acorda Cidade A Skol está lançando pela primeira vez um ovo de Páscoa feito com cerveja, com o objetivo de presentear os fãs mais engajados da marca. Desenvolvido em parceria com a chocolateria Folie, o Redondinho é feito de chocolate trufado e tem em seu recheio a cerveja Skol. O resultado é uma combinação de chocolate com leve gosto da bebida, segundo o fabricante. O presente de Páscoa da Skol vem em um kit que contém 6 ovos redondos dentro de um miniengradado personalizado. A fan page da Skol no Facebook será a principal plataforma para comunicar o projeto, que foi desenvolvido pela F/Nazca. A marca irá presentear aqueles que mais interagem com a Skol na web e também fará uma ação em que os fãs que se marcarem nas fotos postadas do ovo Skol receberão o kit em casa. A partir do dia 27 também será possível comprar o produto através do Facebook. Com edição limitada, cada kit custará R$ 70. As informações são do Correio. Redondinho é feito de chocolate trufado e tem em seu recheio a cerveja Skol

segunda-feira, 19 de março de 2012

Dicas para evitar as assaduras no bebê

As assaduras são um inimigo que ronda os bebês que usam fraldas. A notícia boa é que alguns cuidados simples reduzem muito as chances delas ocorrerem. As assaduras em bebês são um incômodo e tanto. Além de deixar a pele dos pequenos irritada, vermelha, com ardência, coceira e dor podem ter como consequência prejuízos no sono e na alimentação. Muitas mamães acham que as assaduras só aparecem na região das fraldas, mas não é só nessa área. Podem ocorrer em regiões mais quentes e em outras dobrinhas, como no pescoço e embaixo do queixo. A principal causa da assadura é a umidade. Uma assadura inicial deve melhorar cerca de dois após o início do tratamento recomendado pelo médico (normalmente com os cremes tradicionais usados para prevenir a irritação à base de óxido de zinco, vitaminas A e D, lanolina, calêndula e óleos). Se ainda assim a assadura persistir, ou tiver piorado, fale com o pediatra, pois pode ser algum outro tipo de infecção, como fungo ou bactéria, que exige um tratamento mais específico. Algumas dicas valiosas para as mamães contra as assaduras: * Não é preciso dar banho no bebê a cada troca de fralda no caso de xixi. Um algodão umedecido com água morna é o indicado para a higienização. O sabonete, mesmo sendo neutro, e lenços umedecidos retiram a camada de proteção da pele, propiciando a assadura. * No caso de cocô, o ideal é lavar o bumbum, mas apenas com aguá, sem o uso de sabonetes. * Deixe o bebê algum tempinho sem fraldas para evitar um pouco o atrito da fralda com a pele do bebê (a região fica úmida e quente em contato com a fralda). * Tente trocar a marca da fralda. A assadura pode ser por causa de alguma reação alérgica de algum componente da fralda. * Não use talco, a região ficará abafada e, portanto, úmida, propiciando o aparecimento das assaduras. * Não deixe o bebê com a mesma fralda por muito tempo. Nem a fralda mais absorvente de xixi consegue deixar o bebê longe da umidade e consequentemente da assadura. * Alimente o bebê exclusivamente com leite materno nos primeiros meses. O leite materno faz com que as fezes e urina não se tornem tão ácidas, prevenindo assaduras. * Uso exagerado das pomadas para prevenção das assaduras pode ter efeito contrário. Deve ser passada uma fina camada de pomada, o exagero deixa a região sem “respirar”, irritando ainda mais a pele do bebê. * Bebês maiores podem ter assaduras em decorrência de alergias alimentares. Por isso, quando introduzir a alimentação sólida, ofereça um alimento novo por vez, assim saberá se a assadura tem como causa alergia alimentar.

Gatos e grávidas: mitos e verdades

Embora a transmissão da toxoplasmose seja atribuída ao gato ela é transmitida mais frequentemente por outros meios e quem sofre é o bichano. Cuidados simples permitem a convivência entre gatos e gestantes sem prejuízos. Durante a gestação, muitas proprietárias de gatos ficam com dúvidas sobre a segurança no convívio com esses animais. Algumas pessoas acreditam que os gatos transmitem doenças ao ser humano, e que o convívio desses pets com mulheres grávidas pode ser potencialmente perigoso. O maior receio é em relação a toxoplasmose. A toxoplasmose é causada pelo protozoário parasita Toxoplasma gondii. O contágio pela toxoplasmose durante o período de gestação pode causar aborto, má formação fetal, sequelas neurológicas e problemas oculares. Existe ainda o mito de que a toxoplasmose é a “doença do gato”, e esse pensamento equivocado é comum mesmo entre muitos médicos. No entanto, já é cientificamente comprovado as formas de contágio mais frequentes são: * Ingestão de carne contaminada mal cozida ou crua; * Ingestão de alimentos contaminados por faca ou utensílios que tiveram contato com carne crua contaminada; * Beber água contaminada pelo parasita toxoplasma; * Ingestão de frutas ou verduras que tiveram contato com terra contaminada e não foram devidamente higienizadas. Os gatos podem transmitir a doença, mas para isso ocorrer eles devem estar infectados. Isso ocorre ao comer roedores, passarinhos e outros animais contaminados. O parasita então é passado nas fezes do gato na forma de oocisto, que é microscópio e pode ser ingerido pelo ser humano em algumas situações: * Após limpar a caixa de fezes do gato; * Comer alguma coisa que entrou em contato com fezes de gato infectado com toxoplasma. O gato que fica dentro de casa, sem o hábito de caçar, pode não estar infectado com a toxoplasmose. Um exame simples de sangue no felino é suficiente para eliminar as dúvidas.
Algumas dicas para evitar a contaminação: * Lavar as mãos após o contato com carne crua; * Lavar pias, tábuas de carne e outros utensílios; * A carne deve ser cozida para o consumo; * Lavar bem as frutas e verduras; * Limpar diariamente a caixa sanitária do gato, pois assim as fezes são removidas antes que os “ovos” possam se tornar contaminantes. As mulheres grávidas devem evitar essa tarefa, ou utilizar luvas e depois lavar bem as mãos; * Não alimentar os gatos com carne crua, vísceras ou ossos e não permitir que saiam de casa para que evitem o hábito da caça; * Combater vetores, como insetos, por exemplo. O convívio com animais é muito benéfico para nós, em todas as fases da vida. De forma segura e saudável, essa relação nos proporcionará momentos de felicidade. Por isso, tomando os devidos cuidados, não há necessidade alguma de se privar do convívio com os bichanos durante a gravidez.

Intestino preso nos bebês

O melhor remédio para o intestino preso é a prevenção. Isso pode ser conseguido com algumas dicas simples. Um dos problemas mais frequentes apresentados pelos bebês é o intestino preso. O bebê chora e a mamãe chora junto não sabendo lidar com a situação. O melhor é não deixar que o intestino fique preso através da alimentação. A verdade é que nem sempre podemos prever quais alimentos vão deixar os pequenos constipados, mas podemos ter melhor noção do que é bom e ruim. Os bebês que somente se alimentam de leite materno podem ficar dias sem evacuar, já que é um alimento natural e não deixa muitos resíduos. A mamãe precisa ficar de olho na consistência das fezes. Se forem pastosas está tudo bem. Mas até mesmo o aleitamento materno pode causar prisão de ventre. Há uma vertente que diz que pode estar relacionada à alimentação da mamãe. Se as fezes do bebê forem duras e ressecadas mesmo só com o aleitamento materno, a mamãe pode tentar evitar os alimentos que comeu antes da evacuação do bebê, fazer massagens na região abdominal e movimentar as perninhas três vezes por dia para amenizar a constipação. Se o bebê já engatinha, deixe o pequeno se movimentar. A maior parte dos casos a constipação de verdade só começa com a introdução das fórmulas infantis e o uso de papinhas. Mesmo sendo feitas para bebês, cada organismo reage de uma maneira. Ofereça papinhas ricas em fibras ou troque a fórmula do leite. Às vezes, a mamãe coloca mais leite em pó do que é recomendado na fórmula, assim há pouca quantidade de água que pode resultar em prisão de ventre. Coloque a quantidade de leite em pó e água nas proporções certas. Frutas como mamão e abacate ou preparar sucos ou leite com água fervida com ameixa preta podem ajudar o bebê a evacuar. No aleitamento materno exclusivo, as mamães não precisam dar água aos bebês (o leite materno é completo) e podem esquecer de oferecê-la quando há a introdução de novos alimentos. Isso é uma das caudas da prisão de ventre. Crianças maiores de 4 anos precisam de pelo menos 1,5 litro de água por dia. Em crianças que já comem a mesma alimentação dos adultos, a constipação é normalmente consequência da alimentação errada. Quando a alimentação é regada a “tranqueiras” (doces, salgadinhos e refrigerantes), faltam fontes de fibras que promovem o bom funcionamento do intestino. As fibras ajudam a aumentar o volume do bolo fecal, estimulando os movimentos peristálticos - aqueles que empurram as fezes. E a água ajuda a deixar as fezes macias. Caso a prisão de ventre permaneça mesmo com as mudanças na alimentação, procure a ajuda de um pediatra que avaliará melhor as causas da constipação.

Começa entrega de carnê do IPTU

Produzido pela SECOM 16/03/12 1 Os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) começaram a ser distribuídos desde quarta-feira (14). A previsão do secretário municipal da Fazenda, Wagner Walter Gonçalves, é que todo o material seja entregue aos contribuintes até o dia 31 de março. Neste ano, o imposto pode ser pago em cota única com desconto de 20% e abono de até 7,5% até o dia 9 de abril. Mas caso algum contribuinte não receba o carnê dentro desse prazo, a segunda via do documento pode ser obtida no endereço eletrônico www.sefaz.feiradesantana.ba.gov.br. Basta informar o número de inscrição, disponível nos carnês anteriores. Outra opção de pagamento é parcelar o imposto em até cinco parcelas, desde que atinja o valor mínimo de R$ 50,00. “Também é possível pagar os débitos anteriores sem multa e sem juros, pois prorrogamos a anistia”, informa o secretário Gonçalves. Em 2012 serão distribuídos 77 mil carnês, embora existam cerca de 200 mil residências no município. Os moradores do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida não pagam o imposto durante cinco anos, e templos religiosos e órgãos públicos também têm imunidade. As pessoas que só têm um imóvel no qual o valor do IPTU é abaixo de R$ 45,63 também são isentas. A estimativa do secretário da Fazenda é que sejam arrecadados R$ 9 milhões em abril, após o fim do prazo para pagamento em cota única. No ano passado a receita em abril foi de R$ 8 milhões. 70 atendimentos no Dia Mundial do Consumidor Como parte das atividades em alusão ao Dia Mundial do Consumidor comemorado nesta quintafeira (15), o Procon Móvel esteve durante todo dia prestando serviços à comunidade no Espaço Marcus Moraes, na avenida Getúlio Vargas. Os consumidores puderam prestar queixas, esclarecer dúvidas e receber gratuitamente o Código de Defesa do Consumidor. Foram realizados aproximadamente 70 atendimentos. O superintendente do Procon em Feira de Santana, Rafael Cordeiro, faz uma avaliação positiva da ação. “Superamos, inclusive, a média de atendimentos realizados na sede do órgão”, informa. Ele destaca que ações desse tipo contribuem para esclarecer o consumidor. “Esses momentos são oportunos para o consumidor tirar suas dúvidas e ter consciência dos seus direitos”, observa. Na oportunidade funcionários do órgão prestaram atendimentos também aos consumidores de outras localidades. A trabalhadora rural do município de Cachoeira, Marinalde da Silva, buscou o serviço do Procon Móvel para obter esclarecimentos referente à compra de uma máquina de lavar que apresentou defeito. “Procurei a loja e não tive o meu problema resolvido. Mas, agora, depois de ouvir as explicações dos funcionários do Procon sei como buscar os meus direitos”, disse. A programação do Procon Móvel segue nos bairros Feira V (dia 27/04), Campo Limpo (29/05), Asa Branca (13/06), Feira IX (31/07), Tomba (30/08), Cidade Nova (27/09), conjunto Viveiros (30/10), Jardim Cruzeiro (28/11) e Feira X (13/12). Produzido pela SECOM 16/03/12 2 Feira representada em encontro do Pronatec Feira de Santana foi um dos 43 municípios baianos que esteve representado em reunião do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) – Brasil Sem Miséria, realizado em Salvador, nesta quinta-feira (15). Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o encontro teve o objetivo de diagnosticar a realidade de cada cidade e, a partir daí, articular as demandas de qualificação. Na Bahia doze municípios estão conveniados ao programa. Feira de Santana desponta como pioneira, onde o Pronatec está em pleno funcionamento. Os números traduzem: Das 2.115 vagas para os 57 cursos oferecidas à população neste ano aproximadamente 1.000 já foram preenchidas. As aulas serão ministradas pelo Senai, Senac e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). O secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setdec), Magno Felzemburgh, ressalta que durante a reunião a cidade foi destaque pelos avanços já conquistados com o programa, e teve a oportunidade de expor soluções para as necessidades apresentadas por outros municípios. “Foi divulgada a experiência da parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que disponibiliza prepostos do Bolsa Família na Casa do Trabalhador para viabilizar a inscrição dos alunos no Pronatec”, informa. Ele explica que a proposta do programa é garantir a qualificação profissional para pessoas mais carentes, democratizando o acesso à rede de educação profissional e tecnológica. O Pronatec – Brasil Sem Miséria é voltado para pessoas com idade entre 18 e 59 anos, com escolaridade mínima o Ensino Fundamental incompleto e beneficiários de programas sociais como Minha Casa, Minha Vida e Bolsa Família. Mais de 4 mil cadastros para nota eletrônica O número de empresas que realizou o cadastro da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica superou a expectativa da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz). Inicialmente, a previsão do secretário Wagner Walter Gonçalves era de 3.500 contribuintes autorizados a emitir a nota eletrônica, mas o número já chegou a mais de 4.045. Este aumento, destaca o secretário, se deve ao crescimento da economia e da quantidade de novas empresas que tem sido registradas em Feira de Santana. A inscrição permite a emissão da nota sem maiores despesas e possui importância vital para o funcionamento da nota fiscal eletrônica, porque também atualiza os dados dos contribuintes. “O último cadastramento feito em Feira de Santana foi em 2002. Desde então, a internet se difundiu, várias pessoas criaram e-mail e houve a mudança do CEP. Portanto, o cadastro facilita a entrega de correspondências e o contato da secretaria com contribuintes”, pontua o secretário. Desde que a nota eletrônica entrou em vigor, mais de 21.800 notas já foram emitidas. Os contribuintes do ISS e prestadores de serviços podem realizar o cadastro para o sistema no site da Secretaria da Fazenda (www.sefaz.feiradesantana.ba.gov.br), em qualquer momento. Porém, a nota fiscal emitida através de talonário manual perdeu a validade desde 1º de março. Produzido pela SECOM 16/03/12 3 Divisa disponibiliza materiais didáticos Visando promover a educação em saúde e a educação ambiental, tendo em vista que são ferramentas importantes no controle de doenças e agravos, a Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) está divulgando o material didático produzido pela equipe do órgão. Cartilhas e folders que abordam temas relacionados às competências da Divisa podem ser acessados através do site da Prefeitura de Feira de Santana, no link Cuidados com a Saúde, disponível no tópico Serviços, à esquerda da página. De acordo com a coordenadora interina da Divisa, Janaína Oliveira, a iniciativa vai permitir um envolvimento maior da população, sobretudo de estudantes, no controle de doenças parasitárias. “O material didático foi elaborado com o principal objetivo de sensibilizar estudantes, profissionais da área de educação e a comunidade para a adoção de medidas preventivas, capazes de resolver problemas ambientais e de saúde. O intuito maior é difundir a necessidade de cada um se tornar vigilante de saúde pública e ambiental em nosso município”, salienta. Os folders produzidos abordam temas como Animais Peçonhentos e Venenosos, Serpentes de Importância Médica, Automedicação, Uso de Medicamentos Fracionados e Drogas, Saúde Ambiental, Escorpiões e Rebite. Já as cartilhas tratam sobre Antimicrobianos, Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA), Saneamento, Dengue e Vigilância Sanitária nos Festejos Populares, que apresenta orientações aos comerciantes de como deve ser feito o manuseio, preparo e venda de alimentos. Segundo a bióloga da Divisa, Jamille Adorno, a divulgação e acesso do material didático oferecem a oportunidade de aproximação da população com problemas existentes na comunidade, que exigem mudanças de atitudes. “O controle das doenças e agravos não envolve apenas as áreas de saúde, mas também as áreas sociais, com a educação. Cada cidadão, por vontade própria, pode tornar-se um agente multiplicador na educação ambiental em sua escola e em sua comunidade. Basta apenas buscar obter conhecimento”, considera. Dentre outras ações educativas desenvolvidas pela Divisa estão os projetos Vigilância Sanitária nas Escolas (Visanesc), que introduz nas salas de aula conceitos de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental; e Educação Sanitária em Abate e Comércio Ilegal de Produtos de Origem Animal Clandestinos, que tem o intuito de alertar a população sobre os riscos do consumo de carne abatida clandestinamente. Audiências para elaboração da LDO A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Planejamento, vai dar início às audiências públicas para elaboração da Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2013. Para participar das audiências, o Governo Municipal publicou edital convidando representantes de classe, associações da sociedade civil e organizações não-governamentais e outros segmentos. As primeiras audiências serão realizadas no dia 3 de abril, no auditório da Secretaria de Saúde, na avenida João Durval Carneiro. A primeira será às 9h com representantes das Regiões Administrativas I, II, III. Às 15h, a audiência será realizada com representantes das Regiões Administrativas IV e V. No dia 4 de abril haverá audiência pública no distrito de Matinha, no Centro Digital. O distrito de Bonfim de Feira, às 9h, e João Durval Carneiro (Ipuaçu), 15h, sediam as audiências no dia 10. No dia 11 os encontros acontecem nos distritos de Jaguara, às 9h, na sede da Casa da Prefeitura, e Maria Quitéria, às 15h, na Associação São José de Assistência ao Menor Guarda Mirim (ASJAM). Nos distritos de Tiquaruçu e Jaíba as audiências estão agendadas para 12 de abril. No primeiro será às 9h, no Centro de Desenvolvimento Comunitário José Gregório, e às 15h na Associação Rural Comunitária de Jaíba. O Governo encerra os encontros no distrito de Humildes no dia 13 de abril, às 9h, na Biblioteca Municipal. Produzido pela SECOM 16/03/12 4 Começa montagem de camarotes A estrutura dos camarotes que compõem o Circuito Maneca Ferreira começou a ser colocada na avenida Presidente Dutra, próximo ao colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, na manhã desta sexta-feira (16). Os equipamentos serão montados pela empresa Elite, vencedora de licitação pública promovida pela Prefeitura de Feira de Santana. Segundo o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Euclides Artur Andrade, a previsão é que os camarotes sejam entregues entre os dias 14 e 15 de abril, já que os festejos começam no dia 19 de abril. Todo o serviço será fiscalizado pelo Governo Municipal visando garantir segurança aos foliões. Na próxima terça-feira (20) a população feirense vai conhecer os artistas locais e outras novidades referentes à festa, durante o laçamento oficial da Micareta. O evento vai acontecer no Teatro Municipal Margaridade Ribeiro, às 19h, e contará com a presença de diversas autoridades. Fardamento encaminhado para Almoxarifado As calças que compõem o fardamento dos agentes de endemias de Feira de Santana foram encaminhadas na manhã desta sexta-feira (16) para o Almoxarifado Central da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), situado no bairro Pedra do Descanso. As peças foram encontradas na quinta-feira (15), embaladas em vários sacos plásticos que estavam armazenados na sala de coleta da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep). A contagem do material encontrado foi realizada na manhã de hoje por prepostos da Guarda Civil Municipal, com apoio de técnicos da Divisão de Vigilância Sanitária. Ao todo, foram contabilizadas 754 calças e ainda 47 bolsas, itens que também compõem o fardamento dos agentes de endemias. De acordo com a diretora de Gestão da Rede Própria, Gilberte Lucas, que integra a Comissão de Sindicância instaurada para apurar o fato, a armazenagem dos itens no Almoxarifado Central visa assegurar o controle dos mesmos. “No Almoxarifado se tem um controle maior de todo material que chega e sai. Através do sistema utilizado, o controle é mais preciso, tudo é documentado e protocolado”, ressalta. O transporte do material foi acompanhado pela Guarda Municipal. Segundo Gilberte Lucas, os itens só poderão ser liberados aos agentes após a conclusão da sindicância. Plantão de secretários Neste sábado (17) e no domingo (18) estarão de plantão a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio; e o diretor da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Jair de Jesus. Os cidadãos podem entrar em contato com os plantonistas pelo telefone 3602-8409, para solicitar serviços ou fazer sugestões. Produzido pela SECOM 16/03/12 5 Campanha de alerta contra a tuberculose A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai promover uma campanha de alerta contra a tuberculose no período de 19 a 24 de março, com ações educativas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF). A campanha “Juntos pelo fim da tuberculose” é alusiva ao Dia Mundial de Combate a Tuberculose, celebrado em 24 de março, e busca chamar a atenção da população para o quadro sintomático da doença. O Ministério da Saúde considera que a tuberculose é a terceira causa de óbitos por doenças infecciosas e a que mais causa mortes em pacientes com HIV-Aids. Dados da Organização Mundial de Saúde revelam que a doença atinge a cada ano 9,2 milhões de pessoas no mundo e causa 1,7 milhão de mortes anualmente. De acordo com a enfermeira sanitarista Gilca Lessa, coordenadora do Programa de Controle de Tuberculose, a campanha de alerta é válida principalmente porque a maioria da população não tem conhecimento sobre a doença. “Muitas pessoas desconhecem os sintomas da tuberculose - tosse por mais de três semanas, cansaço, febre, emagrecimento e suor noturno, e deixam de procurar uma unidade de saúde. Quanto antes for identificado o diagnóstico, melhor será para o paciente, que logo iniciará o tratamento”, salienta. Segundo Gilca Lessa, todo o material educativo enviado pelo Ministério da Saúde será distribuído entre as unidades. “Cartazes, banners, faixas e panfletos serão repassados para as UBS e USF, que deverão compartilhar esse material com os pacientes, visando a busca ativa, a descoberta de casos na área de abrangência dessas unidades. Os agentes comunitários de saúde também serão colaboradores na campanha”, informa. O Programa de Controle de Tuberculose é disponibilizado no Centro de Saúde Especializado (CSE) Dr. Leone Coelho Leda, localizado na rua Germiniano Costa. A cada ano, o CSE registra em média trezentos novos casos da doença. A tuberculose é causada pela bactéria M. tuberculosis conhecida como bacilo de Koch (BK), responsável por causar infecção no pulmão e outros órgãos. A transmissão da doença ocorre quando o doente tosse, fala ou espirra, espalhando no ar micro gotas com micro-organismo, que podem chegar ao pulmão de uma pessoa saudável. Se o tratamento, que tem duração de seis meses, for seguido de maneira correta, o paciente tem 100% de chance de cura. Os medicamentos são oferecidos gratuitamente pela rede pública de saúde. Sábado tem show no Centro de Abastecimento Consumidores e comerciantes do Centro de Abastecimento de Feira de Santana, que frequentam o entreposto comercial aos sábados, terão uma novidade. Além da tradicional feira de verduras, frutas e carnes, bem como de laticínios e cereais, o equipamento vai oferecer shows com música ao vivo. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setdec) e terá início já neste sábado (17). O projeto “O Centro tem cultura” vai começar a partir das 13 horas e encerra às 17 horas, no galpão do artesanato. Já estão planejados quatro sábados de shows e a previsão que o último aconteça no dia 14 de abril. “No sábado seguinte já será a Micareta. Também não haverá show no dia 7 de abril quando se comemora a Semana Santa”, afirma o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Magno Felzemburgh. Os shows serão com a cantora feirense Maryzélia e terá um convidado diferente a cada sábado. Já neste, ela subirá ao palco acompanhada do grupo Quixabeira da Matinha. No próximo, informa Magno Felzemburgh, será a vez da cantora Ana Mametto, artista de Salvador. “Os shows no Centro de Abastecimento visam, sobretudo, divulgar a cultura presente no galpão do artesanato além de ser um atrativo a mais para os frequentadores do equipamento”, pontua Felzemburgh.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Assinado convênio entre Prefeitura e Embasa

Produzido pela SECOM 15/03/12 1 A população de Feira de Santana será contemplada com o maior investimento da história do município em abastecimento de água e esgotamento sanitário. O convênio entre a Prefeitura Municipal, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e a Caixa Econômica Federal foi assinado em concorrida solenidade realizada no salão nobre do Paço Municipal Maria Quitéria, na manhã desta quinta-feira (15). Os investimentos estão orçados em R$ 121 milhões. Ao assinar o convênio, o prefeito Tarcízio Pimenta destacou o ato como um fato histórico para o município. “Estou muito feliz em abrir o salão nobre da Prefeitura para este importante evento e, principalmente, para receber o povo da zona rural. São mais de 12 mil trabalhadores rurais que passarão a ter água encanada em suas casas. Agradeço a Embasa pela responsabilidade e acolhimento, e ao governador por ter autorizado esse investimento em nossa cidade. Hoje é um dia histórico”, classificou. O deputado estadual José Neto destacou a importância da parceria entre o Município e o Estado para a execução de obras que beneficiam a população. “Graças a essa parceria, somente no ano passado foram mais de 1.200 famílias na zona rural de Feira, em 43 localidades de seis distritos do município, contempladas com a chegada da rede de água”, lembrou. O superintendente da Caixa Econômica Federal em Feira de Santana, José Raimundo Cordeiro Júnior, destacou a participação da instituição financeira no aumento da cobertura do esgotamento sanitário no município. Ele também classificou a assinatura dos convênios como um ato “grandioso”. “São obras que terão um alcance social imensurável. O papel da Caixa nesse processo é essencial e ficamos felizes quando isso acontece”, salientou. Na área de esgotamento sanitário, que envolve recursos do PAC 2, será dada continuidade as obras de ampliação das bacias Jacuípe e Subaé, além do investimento, em torno de R$ 61,3 milhões, que beneficiará os bairros Três Riachos, Nova Esperança, Viveiros, Panorama, Sítio Matias, Feira VII, conjunto Luciano Barreto, Francisco Pinto, Fraternidade, Aviário, 35º BI e parte do Olhos d’Água, Tomba, Jardim Acácia e Parque Tamandari. O presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira Filho, também destacou a importância da parceria com o Município e o objetivo comum de garantir água de qualidade para a zona rural. “Serão viabilizadas extensões de rede distribuidora para atender 40 localidades nos distritos de Humildes, João Durval Carneiro (Ipuaçu), Jaíba, Tiquaruçu, Matinha e Maria Quitéria, beneficiando cerca de cinco mil pessoas nestas localidades. Em Caboronga, no distrito de Bonfim de Feira, serão mais 150 famílias contempladas”, enumerou. O presidente destacou ainda a implantação do Centro de Reservação Norte, que beneficiará 300 mil pessoas de vários bairros da cidade. “Será um conjunto de reservatórios e estações elevatórias, que vai garantir uma melhor distribuição da água na cidade. Somente nesta obra teremos um investimento de R$ 48,1 milhões, beneficiando bairros da zona norte da cidade, como Campo Limpo, Asa Branca, Novo Horizonte, Feira VI, Pampalona e Pedra Ferrada. Garantir água de qualidade é garantir saúde à população”, finalizou Produzido pela SECOM 15/03/12 2 Ponto de Apoio para 2º GBM no centro da cidade O 2º Grupamento de Bombeiros Militar de Feira de Santana (2º GBM) terá um ponto de apoio na região central da cidade. A área para implantação do equipamento, que funcionará na rua Santos Dumont, foi cedida pelo prefeito Tarcízio Pimenta durante a audiência pública “Combate a Incêndios em Feira de Santana”, realizada na manhã desta quinta-feira (15), no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). Com um ponto de apoio no centro da cidade, o Corpo de Bombeiros terá um melhor tempo de resposta para as ações de combate a incêndio na região comercial. “Isso resultará no salvamento de vidas e irá minimizar os prejuízos em casos de incêndio em áreas no centro da cidade”, avalia o diretor da Federação Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho (Fenatest), Sérgio Aras. Na oportunidade o prefeito Tarcízio Pimenta também anunciou a assinatura do convênio entre a Prefeitura Municipal e o 2º GBM para execução da lei 1085/88, regulamentada pelo decreto 5.534/92. “A partir dessa lei, todas as empresas que solicitam licença para construção devem sofrer avaliação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e do Corpo de Bombeiros”, explica Aras. Ele ressalta que a legislação prevê ainda que todas as edificações comerciais e industriais devem ter: pessoal treinado, equipamentos e planos de ação para o combate a incêndios. Outra novidade anunciada na audiência pública foi o treinamento para ações preventivas que será ministrado por técnicos da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Defesa Civil às pessoas que trabalham no centro comercial de Feira de Santana. O presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira Filho, também anunciou a instalação de 40 hidrantes no centro da cidade. Os equipamentos deverão ser colocados a partir do mês de junho. “Vamos definir junto com a Prefeitura os pontos estratégicos, verificar os locais de maior pressão na rede, para que possamos estar preparados para o combate a incêndios”, pontua. A audiência pública foi convocada pelo deputado estadual José Neto e também contou com as presenças do comandante do 2º GBM, tente-coronel Marcelo José Soares; subsecretário estadual de Agricultura, Jairo Carneiro; chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Planejamento, Eliana Boaventura; presidente do CIFS, André Régis; diretor do CIS, Guilhermino Vacarezza; presidente da CDL, Alfredo Falcão; presidente da Associação Comercial, Armando Sampaio; e representante do grupo Pensar Feira, Edson Piaggio. Fardamento de agentes encontrado na SMS As 709 calças que compõem o fardamento dos agentes de endemias de Feira de Santana e que supostamente haviam sido roubadas foram encontradas na manhã desta quinta-feira (15). As peças estavam embaladas em vários sacos plásticos que foram localizados em uma pequena dependência da sala de coleta, da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), na própria Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A vistoria no local foi realizada em conjunto por membros da Comissão de Sindicância instaurada para apurar o fato; a chefe da Viep, Janice Estrela; a diretora de Gestão da Rede Própria, Gilberte Lucas e o comandante da Guarda Municipal, Marcus Vinícius Alves. O local está sendo preservado para a realização da perícia pela Polícia Civil, que prosseguirá com as investigações para verificar se houve ou não responsabilidades. As calças confeccionadas em tecido microfibra de cor azul foram adquiridas pelo Governo Municipal para compor os kits de fardamento, que incluem ainda camisa e bota. Os kits começaram a ser distribuídos para os agentes de endemias na última semana, quando foi levantada a suspeita de roubo. Produzido pela SECOM 15/03/12 3 Autorizado início de obras no Creas Vista Alegre A comunidade do conjunto habitacional Vista Alegre, no bairro Pedra do Descanso, contará em breve com vários serviços de assistência social. O prefeito Tarcízio Pimenta autorizou na manhã desta quinta-feira (15) a construção do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) na localidade. O equipamento que terá 450 metros quadrados vai oferecer também assistência psicológica e jurídica. A obra será executada pela Construtora Otamerca Ltda, vencedora da licitação pública promovida pela Prefeitura Municipal. O investimento é fruto de uma parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e está orçado em R$ 198.900,43. O prazo para conclusão é de 180 dias. Ao autorizar o serviço, o prefeito Tarcízio Pimenta lembrou as melhorias executadas pelo Governo Municipal na localidade nos últimos anos. “Conseguimos equacionar vários problemas nesta localidade. Hoje a população tem energia elétrica, água encanada, fizemos o ordenamento das ruas, finalizamos casas que ainda não haviam sido concluídas, e a antiga Portelinha virou o conjunto Vista Alegre”, destacou o prefeito. A líder comunitária Solange Guerra ressaltou a importância do Creas para a localidade. “É um equipamento muito importante para comunidades que vivem em risco social, como é o caso deste conjunto. E o Creas vai garantir uma maior presença do governo nesta localidade e esperamos que isso possibilite uma maior inclusão social”, frisou. A secretária de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio, observa que o Creas oferecerá serviços direcionados a defesa e assistência de pessoas vítimas de qualquer tipo de violência. “Vai fortalecer a nossa rede de assistência psicossocial e jurídica, e resgatar cada vez mais a dignidade dessas pessoas carentes”, declarou. Este será o sexto equipamento do gênero implantado no município. Também estiveram presentes no ato os vereadores David Neto, Roque Pereira e José Carneiro; secretários municipais José Marcone de Sousa (Planejamento) e Carlos Alberto Firpo (Desenvolvimento Urbano); superintendente municipal de Trânsito, Denílson Santiago, além de moradores e lideranças locais. Logística do concurso público em discussão O funcionamento das escolas municipais que vão sediar as provas do concurso da Prefeitura de Feira de Santana, bem como o transporte e a segurança dos candidatos foram os principais pontos discutidos entre representantes do Governo Municipal e da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), na manhã desta quinta-feira (15), na Secretaria Municipal de Administração. Como o concurso vai acontecer no próximo dia 25, coordenadores e secretários reuniram-se para tratar da logística. Alguns dos itens solicitados pela universidade, responsável pela elaboração e aplicação das provas, referem-se uma visita aos locais de prova no dia do concurso e mais carteiras em algumas escolas para atender os candidatos. “Estamos tratando da logística para que o concurso seja tranquilo. Na reunião, tratamos dos colégios municipais, da segurança e transporte com o objetivo de tudo ocorrer da melhor forma possível, com segurança e lisura”, destaca o secretário municipal de Administração, Jairo Carneiro Filho. Segundo a coordenadora de Seleção e Admissão da Uefs, Lílian Carla Lopes Wanderley, já está tudo pronto para o concurso, restando apenas estas questões resolvidas durante reunião. “Estas solicitações são mínimas e estão sendo atendidas pela Prefeitura”, declara. Quanto aos cartões de convocação, Lílian informa que serão disponibilizadas nesta sexta-feira (16), exclusivamente no endereço eletrônico da Uefs (www.uefs.br). As provas serão aplicadas em 35 locais de prova, às 8 horas, mas os portões abrem às 7h15 e fecham às 7h50. Haverá, ainda, 11 coordenações na universidade. A reunião também contou com as presenças dos secretários municipais Wagner Walter Gonçalves (Fazenda); José Raimundo Pereira de Azevêdo (Educação); e Fabrício Almeida (Comunicação Social), além do assessor da Sefaz, James Barbosa. Produzido pela SECOM 15/03/12 4 Atualização do Curso Básico de Vacinação Para atualizar os profissionais que trabalham nas salas de vacinação, tendo como base científica o treinamento fornecido pela 2ª Diretoria Regional de Saúde (2ª Dires), a Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai promover a Atualização do Curso Básico de Vacinação, no próximo dia 20 (terça-feira) e 2 de abril (segunda-feira). O evento é voltado a enfermeiros e técnicos em enfermagem das unidades que compõem a rede municipal de saúde e profissionais que trabalham nas salas de vacinação de hospitais. De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Daniele de Oliveira, 111 profissionais vão participar desta primeira turma do curso. “Cada unidade de saúde será representada por um enfermeiro e um técnico. Como a nossa equipe é grande, uma segunda turma será capacitada nos dias 9 e 16 de abril, também formada por mais 111 profissionais”, explica. Segundo Daniele de Oliveira, o curso vai permitir uma análise dos componentes básicos da ação de vacinação, como planejamento, organização do ambiente de trabalho e rede de frio. “Será um momento para discutirmos dúvidas acerca da atualização de algumas práticas de vacinação, imunobiológicos especiais e eventos adversos, com a proposta de qualificar nossa equipe”, ressalta. A programação do evento prevê apresentações de palestras pela manhã e tarde, no auditório da SMS. A abertura será às 8h, seguida de aplicação do pré-teste. As palestras vão abordar temas como “Processo de Trabalho na Sala de Vacinação”, “Calendário Vacinal e Vacinação Simultânea”, “Imunobiológicos Especiais” e “Eventos Adversos pós-vacinais”. Curso de Instalador e Reparador de Redes Pessoas interessadas em aumentar as chances de ingressar no mercado de trabalho podem aproveitar uma das vagas do curso de Instalador e Reparador de Redes de Computador, que está sendo oferecido pelo Centro Digital Drance Mattos de Amorim, localizado no bairro Baraúnas. O curso tem a parceira do Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai). Estão sendo disponibilizadas vagas para os turnos da manhã (34) e tarde (35). Para matricular-se o candidato precisa ter o Ensino Médio completo e é necessário apresentar os seguintes documentos: xerox do RG e CPF, além dos comprovantes de escolaridade e residência. A carga horária é 340 horas. O início das aulas está previsto para o mês de abril. Segundo a auxiliar administrativo do Instituto Paramitas, Tatiana Carneiro, nove pessoas já estão inscritas no curso. “Esta é uma boa oportunidade de capacitação e de conquistar um bom emprego no mercado de trabalho, que cada vez mais está competitivo”, observa. As matrículas podem ser feitas das 8h às 12 horas e das 14h às 17 horas. O Centro Digital está situado na rua Deraldo Alves Costa. Produzido pela SECOM 15/03/12 5 Controlado incêndio no Parque da Cidade Com a chegada do verão a temperatura alta pode trazer muitos riscos à saúde e também ao meio ambiente. Nesta época, é comum o registro de incêndios devido o clima seco, tanto que no início da madrugada desta quinta-feira (15) uma área do Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, localizado no conjunto Feira VII, pegou fogo. O incêndio foi controlado pelo 2º Grupamento de Bombeiros, acionado pela direção do parque logo no início da manhã. Como ficaram alguns focos, afirma a coordenadora do equipamento, Lorena Rodrigues, a Guarda Civil Municipal deu apoio na realização da brigada de incêndio. “A gente vai investigar para saber se a causa foi somente o calor, pois o mato pega fogo sozinho, ou se foi problema com vandalismo. Como o fogo deve ter começado à noite, quando chegamos aqui pela manhã já havia algumas labaredas altas”, declara a coordenadora, completando que “nesse período de seca isso sempre acontece, mas precisamos ficar atentos porque é perigoso”. Lorena Rodrigues informa ainda que também houve problemas com incêndio no parque na quartafeira (14), mas em outra área. A vegetação predominante no terreno é a caatinga. Portanto, explica a coordenadora, há facilidade de incêndio e até mesmo de o fogo se alastrar mais rápido. Atletas representam Feira em corrida Atletas feirenses participarão da tradicional Corrida da Cidade de Aracaju, no estado de Sergipe. O evento que acontece no próximo sábado (17) marca os festejos da mudança da capital sergipana da cidade de São Cristóvão para Aracaju. De acordo com o presidente da Associação Feirense de Atletas Corredores (AFAC), Antônio Carlos Rocha, Feira de Santana será representada por 40 atletas das diversas agremiações. “O município é sempre muito bem representando nesse evento de atletismo, que é conhecido nacionalmente e conta com a participação de aproximadamente dois mil atletas de vários estados do Brasil”, afirma. Antonio Carlos lembra que atletas de Feira de Santana já subiram ao pódio por diversas vezes, trazendo grandes resultados para o município. “A Bahia, em especial Feira de Santana, sempre obteve grande visibilidade no atletismo. O corredor feirense Giomar Ferreira, por exemplo, foi três vezes campeão”, informa. O presidente da AFAC ressalta a importância do apoio do Governo Municipal. “O atletismo conta com o apoio da Prefeitura, através do Departamento de Esportes, em todas as competições em que participamos. Agradecemos pelo transporte disponibilizado para participarmos do Campeonato Baiano, que acontece em Camaçari, e pelo ônibus cedido para a viagem ao estado de Sergipe”, pontua.

Implementos agrícolas e veículos entregues

Produzido pela SECOM 14/03/12 1 Os novos implementos agrícolas, caçambas e tratores adquiridos pelo Governo Municipal, com emenda parlamentar do ex-senador César Borges, vão contemplar principalmente os pequenos agricultores. Com o uso dos equipamentos, o homem do campo terá capacidade de melhorar a produção e produtividade das culturas cultivadas, seja de sequeiro (sem irrigação) ou com irrigação. Os 30 implementos incluem cinco arados, sete grades, duas carretas agrícolas, quatro batedeiras de cereais, três CEH (Cultivador Escarificador Hidráulico), duas semeadeiras e adubadeiras e três roçadeiras hidráulicas. Além disso, os agricultores vão contar com mais duas caçambas e dois tratores novos. Todos os equipamentos foram entregues pelo prefeito Tarcízio Pimenta, ex-senador César Borges e primeira dama e deputada estadual Graça Pimenta, na manhã desta quarta-feira (14), em frente ao Paço Municipal Maria Quitéria. Administradores dos distritos, secretários municipais e vereadores também acompanharam o ato. O prefeito Tarcízio Pimenta observa que muitos trabalhos já deixaram de ser feitos devido à ausência dos equipamentos. “Hoje estamos resolvendo isso. Os implementos e veículos vão atender várias necessidades do homem do campo, como as plantações”, destaca. O ex-senador César Borges ressaltou que o parlamento existe principalmente para servir o povo. “Não poderíamos esquecer de Feira de Santana. Estes equipamentos vão ajudar o pequeno agricultor e nós viemos comemorar a aquisição”, declara, acrescentando o empenho do prefeito em cobrar a disponibilidade do recurso. Para aquisição dos equipamentos foram investidos recursos da ordem de R$ 612 mil, sendo R$ 585 mil da emenda e R$ 27 mil da contrapartida da Prefeitura de Feira de Santana. As máquinas serão utilizadas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos (Seagri). Inscrição do Minha Casa via internet As famílias que não foram contempladas com os primeiros empreendimentos do “Minha Casa, Minha Vida” em Feira de Santana também poderão inscrever-se para a segunda etapa do programa via internet. Através de um link a ser disponibilizado no site do Governo Municipal, será realizada a inscrição diretamente de casa ou lan house. Na segunda etapa do programa habitacional, informa o secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Gilberto Ruy Souza, deverão ser informados, ainda, nome e CPF do marido, tipo de área de risco que as pessoas moram, nome dos pais e o sexo do inscrito. As inscrições manuais vão continuar. “Infelizmente, há pessoas que burlam os critérios nos programas sociais, apesar de todo o trabalho que a secretaria faz”, declara o secretário, acrescentando que “as pessoas inscritas não precisam realizar o cadastro novamente”. A previsão é que 60 mil famílias cadastrem-se nesta etapa, sendo que mais de 58 mil foram inscritos na primeira fase. Desde que o programa foi lançado, 3.700 famílias foram contempladas em Feira de Santana com a casa própria. Agora serão selecionadas mais 3.500 unidades e oito contratos do Minha Casa, Minha Vida 2, que vão beneficiar mais duas mil famílias com residências nos bairros Asa Branca, Gabriela e outras localidades. Produzido pela SECOM 14/03/12 2 Assegurada melhoria na Escola Maria do Carmo A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), vai realizar um levantamento de todas as necessidades no prédio da Escola Municipal Professora Maria do Carmo Góes, situada no Fulô, distrito de Humildes, para recuperar a unidade de ensino. A iniciativa foi solicitada pelo prefeito Tarcízio Pimenta ao chefe de Departamento de Manutenção da Seduc, Alberto Mário Dantas, na manhã desta quarta-feira (14), durante reunião com pais de alunos da escola. Na oportunidade, o prefeito também garantiu que vai à unidade de ensino na manhã desta quinta-feira (15) para averiguar as condições do prédio. “Vamos colocar o maior número de pessoal na escola para trabalhar e reformá-la. Queremos um verdadeiro mutirão na unidade para que as crianças, professores e funcionários disponham de um ambiente organizado”, disse o prefeito Tarcízio Pimenta. Os pais argumentam que as redes de água e energia elétrica da escola apresentam problemas. Segundo a dona de casa e mãe de aluno, Kalândia de Almeida, a Prefeitura reformou a unidade anteriormente, mas ainda há necessidades. “Precisamos de uma sala para o laboratório de informática e de melhorias na água e energia elétrica, pois há problema no funcionamento”, destaca. Na última reforma a unidade recebeu nova pintura, recuperação de telhado, instalações elétrica e hidráulica, quadros brancos e substituição do mobiliário escolar, a exemplo de carteiras e mesas. Ainda foram disponibilizados quatro condensadores para captação de água. O prédio escolar também ganhou manutenção nas baterias de sanitários e a informatização da secretaria. A Escola Professora Maria do Carmo Góes atende 400 alunos da Educação Infantil a Educação para Jovens e Adultos (EJA) nos três turnos. O secretário municipal de Relações Interinstitucionais, Nivaldo Vieira, também esteve presente na reunião. Extensão de rede de água para distritos A Prefeitura de Feira de Santana assina nesta quinta-feira (15) convênio com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) para execução de obras de extensão de rede de água. A solenidade será realizada às 11 horas, no Paço Municipal Maria Quitéria, e contará com a presença do prefeito Tarcízio Pimenta e o presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira Filho. O convênio vai beneficiar mais de cinco mil pessoas dos distritos de Humildes, Governador João Durval Carneiro (Ipuaçu), Jaíba, Tiquaruçu, Matinha e Maria Quitéria. Serão investidos recursos da ordem de mais de R$ 1 milhão. As 150 famílias da comunidade de Caboronga, no distrito de Bonfim de Feira, também serão contempladas com rede de abastecimento de água. Atendendo solicitações da Prefeitura Municipal, a Embasa vai realizar a ampliação do sistema de abastecimento do distrito de João Durval Carneiro oferecendo água tratada para mais de seis mil pessoas de diversas comunidades. Para execução da melhoria serão investidos recursos da ordem de mais de R$ 4 milhões. Esta obra vai contemplar a sede do distrito e as localidades de Umbuzeiro, Fazenda Capim, Ponte do Rio Branco, Rumo, Licurioba, Vera Cruz, Pedra da Canoa, Baeta, Lagoa Grande, Formosa, Santa Rosa, Cascalheira, Sítio do Meio, Malhador, Ieda Barradas, Brava e Gameleirinha. O secretário Ozeny Moraes destaca o empenho do Governo Municipal em proporcionar melhor qualidade de vida às comunidades da zona rural. “O prefeito solicitou a celebração deste convênio ao presidente da Embasa durante reunião no dia 05 de março. Todas estas melhorias vão garantir mais qualidade de vida aos moradores do campo, contribuindo ainda para estimular a produção na zona rural”, avalia. Produzido pela SECOM 14/03/12 3 SMS vai garantir assistência à saúde do folião O plano de ação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para ser executado na Micareta 2012 foi discutido na tarde desta quarta-feira (14), em reunião realizada no gabinete do órgão. Chefias dos departamentos e coordenadores dos setores responsáveis em desencadear atividades no circuito da festa discutiram propostas que visam assegurar o atendimento imediato aos foliões. A diretora de Gestão da Rede Própria, Gilberte Lucas, solicitou aos chefes e coordenadores uma maior supervisão das equipes que irão trabalhar durante a festa. “Os profissionais de saúde devem ser escalados com mais antecedência e a atuação deles no circuito deve ser supervisionada. O mais importante é dar assistência necessária aos foliões que precisarem de atendimento nas unidades, por isso é bom acompanhar de perto todo o trabalho desenvolvido”, considerou. A armazenagem e distribuição de medicamentos e insumos, bem como toda a logística necessária para abastecimento dos dois postos de saúde que serão montados no circuito também foram assuntos discutidos no encontro. Segundo Gilberte Lucas, não haverá alterações na estrutura do circuito. “Assim como nos anos anteriores, os dois postos fixos serão instalados nas ruas Adenil Falcão e Vasco Filho e ambulâncias serão disponibilizadas em sete pontos estratégicos do circuito. O prédio do Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC) Romilda Matlez continuará sendo a sede provisória da SMS”, informou. Na oportunidade, foram discutidas ainda algumas das ações que serão empreendidas por equipes da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa), que vai intensificar as fiscalizações para evitar a entrada de bebidas e produtos alimentícios estragados, adulterados, vencidos, falsificados e químicos, como entorpecentes, no sítio da festa; e da Divisão da Vigilância Epidemiológica (Viep), que vai desenvolver ações educativas e preventivas no controle as endemias. Equipes da Divisão Odontológica, Divisão Médica, Divisão de Enfermagem, Policlínicas, programa DST/AIDS e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) também irão prestar serviços no circuito. IPAC solicita alteração em projeto da Matriz O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) solicitou algumas adequações no projeto do Complexo de Praças da Matriz para que a obra seja iniciada. Alterações como a implantação de um banheiro e acabamentos de piso deverão ser realizadas. As adequações são necessárias uma vez que, o coreto é Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia e a Catedral de Senhora Sant’Ana encontra-se em processo de tombamento. Compõem o Complexo da Matriz, as praças Monsenhor Renato Galvão e Padre Ovídio. Segundo o diretor da empresa responsável pelo projeto, LHC Arquitetura & Design, Luiz Humberto Carvalho, a visualização do patrimônio tombado deve ser preservada. Por isso, diz ele, a necessidade das adequações. “Vamos fazer as mudanças e reapresentar o projeto o quanto antes. O material já está liberado”, assegura. As alterações foram discutidas entre o diretor da empresa, prefeito Tarcízio Pimenta e secretários municipais José Marcone de Souza (Planejamento); Celso Pereira (Governo); Nivaldo Vieira (Relações Interinstitucionais) e empresário estabelecido no local, Humberto Cedraz, na manhã desta quarta-feira (14), no Paço Municipal Maria Quitéria. O prefeito Tarcízio Pimenta, por sua vez, destacou que o Governo Municipal tem procurado atender todas as solicitações para que a obra comece dentro em breve. “Esta obra é bastante cobrada pela população e será iniciada o quanto antes para atender toda a comunidade feirense”, afirma. Na primeira fase de recuperação da praça será disponibilizado R$ 1,3 milhão, oriundos do Ministério do Turismo e Prefeitura de Feira de Santana. O projeto foi concluído há três meses. Produzido pela SECOM 14/03/12 4 Conselho discute novas ações de saúde Constituído com a finalidade de formular e controlar a execução da política de saúde, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) se reuniu nesta terça-feira (12) no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O órgão é regido pela Resolução nº 333/2003, do Ministério da Saúde. Na pauta, a apresentação do Plano de Contingência Contra a Dengue para 2012, elaborado pela Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep) da SMS, e a estruturação do Programa de Hepatites Virais ligado ao Programa Municipal DST/HIV/AIDS. Na oportunidade, os conselheiros também discutiram mudanças no regimento interno do CMS, com intuito de tornar o órgão mais democrático e assegurar mais transparência para o controle dos gastos com a saúde pública municipal. Caso as modificações sejam aprovadas, como explica o secretário municipal de Saúde e presidente do Conselho, Getúlio Barbosa, os próximos presidentes serão eleitos através do voto dos membros do CMS. “O Conselho está findando este mandato e o próximo terá novo presidente. Eu defendo que este é um importante mecanismo de transparência, tornando o Conselho de Saúde mais democrático”, explica. O CMS é formado por integrantes da administração pública municipal e estadual, prestadores de serviços conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e por representantes de entidades dos profissionais de saúde e dos usuários. Creas no Loteamento Pedra do Descanso Feira de Santana será contemplada com mais um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). A unidade será construída no Loteamento Pedra do Descanso, vizinho a comunidade de Vista Alegre (antiga Portelinha). O início da obra será autorizado nesta quinta-feira (15), às 7h30, pelo prefeito Tarcízio Pimenta. A execução dos trabalhos ficará a cargo da Construtora Otamerca Ltda., vencedora da licitação pública promovida pela Prefeitura Municipal. A obra está orçada em R$ 198.900,43 e o projeto segue o padrão estabelecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Este será o sexto Creas implantado no Município. O equipamento, como explica a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio, vai oferecer assistência social, psicológica e jurídica aos cidadãos residentes na região. “Os serviços do Creas são direcionados a defesa e assistência de indivíduos que tenha sofrido qualquer tipo de violência ou violação dos direitos humanos, como violência doméstica, abuso sexual, dentre outros. A chegada deste novo equipamento vai fortalecer a nossa rede de assistência psicossocial e jurídica”, destaca. Produzido pela SECOM 14/03/12 5 Ações em defesa dos direitos da população Em comemoração ao Dia Mundial de Defesa do Consumidor, comemorado nesta quinta-feira (15), a Superintendência Municipal de Defesa do Consumidor (Procon-Fsa), vai promover uma série de ações no intuito de defender os diretos da população feirense. Uma das iniciativas a serem desenvolvidas é a disponibilidade do Procon Móvel no Espaço de Cultura, Arte e Lazer Marcus Moraes, localizado na avenida Getúlio Vargas. O atendimento vai ser realizado a partir das 9 horas no Ônibus Digital, disponibilizado pela Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa. Na unidade, o consumidor dispõe de atendimento jurídico gratuito, registro de queixas e denúncias de má prestação de serviços e fornecimento de bens. São realizadas, ainda, ações educativas com o propósito de levar informações sobre os direitos dos consumidores, e o recadastramento da tarifa social junto à Coelba. No mesmo dia, informa o superintendente do Procon, Rafael Pinto Cordeiro, o órgão fará fiscalizações em agências bancárias, supermercados e no comércio. “Recebemos várias reclamações sobre o funcionamento desses locais, como falta de empacotador, demora no atendimento e longas filas. Estas ações são importantes para conscientizar o consumidor sobre seus direitos e deveres”, ressalta Cordeiro. Apresentado Plano de Ações do Programa DST A Secretaria Municipal de Saúde apresentou nesta terça-feira (13) o Plano de Ações e Metas (PAM) do Programa Municipal DST/HIV/Aids para 2012. O Programa integra unidades e serviços que prestam atendimento à população do município de Feira de Santana e região. De acordo com dados do Programa, no ano passado, 60% das ações planejadas na área de diagnóstico, tratamento e assistência foram realizadas. “Durante o período de 2011 verificamos o aumento na procura da população para realização da testagem para HIV e Sífilis”, informa a coordenadora do Programa, Vanessa Sampaio. Para este ano as metas preconizadas são: redução da transmissão vertical, realização de ações estratégicas de prevenção das DSTs para populações mais vulneráveis e promoção de práticas sexuais seguras, melhoramento dos serviços de atenção à saúde das pessoas vivendo com HIV/ Aids e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis. Também está prevista a realização de ações para assegurar os insumos necessários para redução da transmissão vertical do HIV em crianças, ações estratégicas para redução da transmissão vertical da Sífilis e do HIV para gestantes, fortalecimento da rede de atenção e linhas de cuidado às DSTs, ampliação da capacidade operacional e estrutural do Programa Municipal, dentre outras. A população pode buscar assistência no Centro de Referência Municipal (CRM) DST/HIV/Aids. Na unidade são disponibilizados gratuitamente serviços de diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos portadores de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).